Threads: o que é e como está a rede social após completar um ano

As redes sociais moldaram a maneira como nos comunicamos online. E para promover ainda mais interação, novas plataformas vão surgindo com o passar do tempo. A mais recente é o Threads, você sabe o que é?

Neste artigo você vai entender como funciona, seus números de crescimento e se ele pode impactar as estratégias de comunicação das marcas. Confira!

O que é o Threads?

Lançado em julho de 2023, o Threads é uma rede social do grupo Meta, criada com vinculação ao Instagram e projetada para facilitar conversas em tempo real e interações mais autênticas entre usuários. 

A plataforma completou um ano de existência e tem como concorrente direto o X (antigo Twitter).

Sua proposta é oferecer um espaço onde os usuários possam sentir-se mais conectados com amigos e seguidores próximos, promovendo um ambiente de troca mais genuína. A interface é intuitiva, incentivando conversas contínuas e engajamento regular.

Como o Threads funciona?

O Threads funciona de maneira semelhante ao X, de forma simples e objetiva. Só que diferente do X, que permite somente 280 caracteres por publicação, no Threads o limite é 500 caracteres. É uma maneira rápida e direta de compartilhar suas ideias.

Além de texto, você pode adicionar fotos e vídeos de até 5 minutos. Isso permite variedade de conteúdo visual. E assim como no concorrente, você pode comentar em posts e interagir com outros usuários.

Números do Threads

Nos primeiros cinco dias após o lançamento, a plataforma alcançou 100 milhões de usuários e quase 95 milhões de posts publicados antes de completar a primeira semana. Essa movimentação foi impulsionada pela curiosidade e pela integração com o Instagram, que facilitou a transição para a nova rede social.

Já no início de julho de 2024, a Meta declarou que o Threads alcançou a marca de 175 milhões de usuários ativos por mês. Apesar do número considerado um resultado robusto pela empresa, o antigo Twitter ainda sai na frente com 600 milhões de usuários mensais e 300 milhões de usuários diários até maio, segundo Elon Musk, responsável pela plataforma concorrente.

Longo caminho a ser percorrido

Os números mostram que ainda existe um longo caminho a ser percorrido pelo Threads para ter uma real popularidade. Isso porque apesar dos números positivos, a plataforma ainda não é um lugar onde as pessoas buscam informação e tendências.

A Meta continua trabalhando em funcionalidades e soluções para tornar o ambiente mais atrativo, mas a plataforma ainda busca uma identidade própria para desvincular-se mais do Instagram.

Entre os recursos a serem implantados está mostrar os assuntos mais comentados, como o Trending Topic, do X e deve chegar ao Brasil até o fim do ano. Outra atualização é o contador de visualizações de posts.

Sem anúncios no Threads

Até o momento, o Threads não possui um campo específico de anúncios. Essa ausência significa que as interações são mais orgânicas e menos interrompidas, mas também quer dizer que as empresas precisam confiar inteiramente em seu conteúdo para gerar engajamento e construir sua presença na plataforma.

O Meta prevê a partir de 2025 a abertura para a compra de espaços publicitários. Por isso é importante acompanhar a evolução da rede para saber o que esperar da plataforma. 

Vale a pena sua empresa apostar no Threads?

Decidir se sua empresa deve investir tempo e recursos no Threads depende de vários fatores:

  • Objetivos de Comunicação: Se sua empresa valoriza uma comunicação mais direta e pessoal com seus clientes, o Threads pode ser uma excelente plataforma para explorar.
  • Público-Alvo: Considere se seu público-alvo está ativo na rede social. Plataformas sociais são eficazes apenas se você conseguir alcançar e engajar o público desejado.
  • Recursos: Avalie se sua empresa possui tempo e os recursos necessários para gerenciar mais uma plataforma social. Manter uma presença ativa requer um compromisso contínuo para criar e compartilhar conteúdo autêntico.
  • Concorrência: Veja como seus concorrentes estão utilizando o Threads. Isso pode fornecer insights valiosos sobre o potencial da plataforma para seu nicho.

Tenha sucesso no digital com a Beelieve

O Threads é uma rede social que ainda tem muito a crescer, mas que apesar dos números, ainda precisa ser explorada em meio a tantas outras redes sociais disponíveis. 

Na Beelieve, somos especialistas em estratégias digitais e podemos ajudar você a ter um marketing de sucesso nas principais redes sociais, que falam diretamente com seu público. Fale com nosso time e descubra como podemos transformar sua presença digital.

COMPARTILHE ESTA POSTAGEM

© 2024 por beelieve.group | Além de Resultados Digitais_